Entenda como funciona o processo de baixa de empresa
Garanta eficiência e segurança durante o encerramento de sua empresa. Confira o passo a passo para realizá-lo corretamente!
Um dos momentos mais difíceis para qualquer empreendedor é ver seu negócio falir.
Depois de muito investimento e planejamento, é difícil aceitar que nenhum dos investimentos feitos deu o retorno esperado e que o único caminho de volta é fechar o negócio.
Aliada à burocracia, a demissão formal é desencorajada por muita gente, mas queremos mostrar que essa é a melhor decisão para evitar problemas futuros e que o processo fica mais fácil para as micro e pequenas empresas.
Antes de discutir o procedimento em si, é importante entender os riscos de não fechar oficialmente o seu negócio.
Ao adiar essa tarefa, as obrigações das empresas, como declaração de IRPJ e apresentação de balanços, continuarão mesmo quando a empresa estiver inativa, o que pode levar a um endividamento desnecessário.
Por isso, é bom estar atento a isso e repensar a empresa quando ela não puder mais competir e os clientes começarem a rejeitar as soluções que ela oferece.
Fazer as coisas com antecedência e livrar-se das dívidas é fundamental.
Portanto, confira mais detalhes sobre o processo de baixa de empresa e fique por dentro do assunto!
Como realizar a baixa de empresa de maneira adequada?
Com a introdução do Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, ficou mais fácil e rápido encerrar formalmente um negócio.
A partir de então, você não precisa mais apresentar certidão negativa para cancelar sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), basta apresentar um requerimento à Junta Comercial.
Esse procedimento é simples e permite encerrar as atividades mesmo que os impostos e taxas não sejam pagos em dia. Nesse caso, o empregador terá que assumir as dívidas existentes.
Abaixo, compartilhamos com você uma lista de procedimentos sobre como fechar uma empresa e cumprir suas obrigações fiscais — a ordem pode variar em alguns estados.
Em caso de dúvidas e para não se perder em minúcias burocráticas, conte com a assessoria contábil.
As etapas e documentos necessários para encerrar uma micro ou pequena empresa estão detalhados a seguir. Veja!
- Distrato social;
- Pagamento dos valores do FGTS, caso existam;
- Baixa na prefeitura e no estádio;
- Regularize as questões referentes aos tributos federais;
- Protocole o pedido na Junta Comercial;
- Efetue a Baixa no CNPJ.
Dessa forma, será possível realizar a baixa de empresa de forma segura e correta.
O que é preciso considerar antes de realizar a baixa de empresa?
Depois de muita dedicação e organização, aceitar fechar um negócio nem sempre é uma decisão fácil.
A boa notícia é que nada deve ser apressado — contar com um plano no início e o final não é exceção.
Antes de decidir fechar um negócio, é importante avaliar se essa é a melhor opção, ou se existe uma oportunidade de seguir.
Com tudo isso em mente, e com a ajuda de contadores, tudo pode ser melhor administrado, inclusive outras opções além do fechamento, uma delas é manter o negócio inativo.
Portanto, é possível retomar em outro momento.
Como resolver as pendências existentes?
Durante esse processo gradual de fechamento do negócio, alguns problemas podem surgir inesperadamente.
A demora na finalização do processo é normal, claro, se houver complicadores. A solução de problemas é demorada e cara.
Esse é outro bom motivo para solicitar a ajuda do departamento de contabilidade.
Profissionais experientes ajudam a antecipar problemas e resolvê-los rapidamente sem esquecer de nada.
É uma forma de economizar tempo e dinheiro, sem contar o estresse desnecessário.
Qual o período para realizar o fechamento de uma empresa?
Como mencionado acima, o processo de fechamento de um negócio pode ser complexo e árduo devido ao extenso processo burocrático envolvido e eventuais contingências que precisam ser resolvidas.
Com o passar dos anos, porém, o tempo para encerrar oficialmente as atividades foi diminuindo.
Antes do Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, o fechamento de uma empresa podia levar de seis meses a um ano ou mais, dependendo das circunstâncias.
Atualmente, você tem aproximadamente 130 dias para fechar um negócio, incluindo preparar documentos, verificar pendências para emissão de CNDs, fechar contas e revisar todos os órgãos de controle operacional.
O prazo pode ser bem menor em cidades integradas com a junta comercial digital e Prefeitura. Em qualquer caso, você precisa criar um contrato social e registrá-lo na Junta Comercial.
Garanta êxito no processo de baixa de empresa com o suporte de especialistas
Muitas pessoas sonham em abrir um negócio, mas não sabem por onde começar!
O Grupo Innovar Contabilidade e Consultoria oferece todo o suporte necessário, desde o planejamento até a obtenção do registro junto aos órgãos competentes.
Acompanhamos nossos clientes no processo, além de orientar sobre o que fazer no negócio, o que é necessário, quais aspectos são mais ou menos importantes e muito mais!
Por outro lado, existem pessoas que não querem mais fazer negócios e não sabem como cancelar o CNPJ.
Existem empresas que possuem pendências e dívidas que devem ser resolvidas e corrigidas antes da baixa de empresa, fato que gera muitas dúvidas entre os empresários.
Nós, da Innovar, oferecemos serviços de abertura e baixa de empresas, inclusive empresas MEI.
Conte conosco, da Innovar
Quer se trate de abertura de empresa ou baixa de empresa, é muito importante que o processo seja feito corretamente para não haver pendências que incomodem os clientes posteriormente.
A Innovar Contabilidade nasceu em junho de 2013 para oferecer conhecimento e informação aos empreendedores.
Prezamos melhorar a gestão de seus negócios, a mudar a forma como administram suas finanças e como buscam expandir mercados.
Nascemos para ser e mudar suas vidas!
Esse propósito vem de ouvir e ver empresários reclamando do desconhecimento de determinados temas e de dar assessoria contábil para mostrar que o caminho do empreendedorismo é um caminho sem trabalho.
Pode ser apreciado e haverá bons frutos e bons momentos pelo caminho…
Em 2020, nasceu a Innovar Consultoria, que engloba serviços de consultoria, terceirização financeira e treinamento, e o Grupo Innovar Contabilidade e Consultoria.
Atuamos na área principal da contabilidade, além de prestar diversos serviços que nossos clientes podem contratar individualmente de acordo com suas necessidades.
Sabemos que cada empresa é única, por isso oferecemos um serviço premium, conforme as necessidades dos nossos clientes, esclarecendo dúvidas e dando o aconselhamento mais adequado para a obtenção de resultados positivos.
Nosso trabalho não se limita à adesão burocrática aos procedimentos contábeis tradicionais, mas ao seu cumprimento, conseguindo encontrar a melhor forma de obter eficiência e crescimento econômico para nossos clientes.
Clique aqui para saber mais sobre nossos serviços!
Índice
Toggle